Pesquisar
Close this search box.

Léon Denis. O Patrono da nossa Casa

O Patrono de nossa Casa nasceu na França, em 1º de janeiro de 1846, numa localidade chamada Foug, na região da Alsácia Lorena, iniciando uma vida exemplar, na qual desde a mais tenra infância conheceu as dificuldades materiais, o trabalho árduo, mas também coisas belas, as quais soube apreciar e valorizar: o aconchego familiar, as belezas naturais e os tesouros da civilização de seu país, as maravilhosas revelações contidas nos livros que, embora de difícil acesso para o jovem operário, lhe traziam conhecimentos que o deslumbraram e lhe proporcionavam “viagens” pelo mundo, pelos espaços infinitos, pelas riquezas inestimáveis do pensamento humano.

 
Léon Denis. Patrono de nossa Casa, nasceu na França em 1º de janeiro de 1846
▲ Léon Denis. Patrono do Centro Espírita Léon Denis.
 

Aos 18 anos, conheceu “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec. Pouco tempo depois, assistiu a uma conferência proferida pelo codificados da doutrina Espírita em Tours, cidade na qual viveu, dos 16 anos até o fim da sua vida. Ali, de pé no jardim onde se realizou a conferência, sob a luz das estrelas, Denis bebeu as palavras de Kardec, que falava sobre a obsessão e, desde então, entregou-se com todas as potências de sua alma, à causa do estudo e da divulgação da Doutrina Espírita.

E é nesse espírito de total entrega que ele atravessa, imperturbável, todas as tormentas da existência: guerras (incluindo a Primeira Guerra Mundial), cegueira, críticas, perda de entes queridos, etc., sempre firme em seu posto, escrevendo livros e artigos, fazendo palestras, presidindo Congressos, sempre esclarecendo, animando, consolando. “Sempre para o mais alto!” É o lema que o seu guia espiritual, Jerônimo de Praga lhe dá para pautar a sua vida. É o exemplo que colhe da vida de sua amada “Sorella”, a heroína Joana d’Arc. É o lema que ele nos dá a todos.

Sua vida absolutamente coerente com a sua obra lhe vale o título de “Apóstolo do Espiritismo”. A hora de partir para o Plano Espiritual, de onde continua sua missão, vem encontrar o trabalhador, já ancião, com 81 anos em plena atividade. Leia “Léon Denis – O Apóstolo do Espiritismo, Sua Vida, Sua Obra” de Gaston Luce (Editora CELD) e saiba mais sobre a vida e obra de nosso Patrono.

plugins premium WordPress